Pesquisadores fabricam papel com açai e couro de peixe.

Materiais inusitados têm sido usados pelos pesquisadores do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazôna) para fabricar papel. Pelos de caroço de açaí e pó de couro de peixe, que geralmente são descartados por indústrias da região, substituem a madeira no laboratório de celulose do centro de pesquisas.
O resultado é um papel especial, mais emborrachado, que pode até ser impermeável, dependendo dos produtos químicos utilizados no tratamento. “Ele serve para impressão, embalagens. Artesãos têm se interessado em usá-lo para fazer embalagens, e arquitetos, para decoração interna.”
Leia na íntegra: http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1334053-16052,00.html

O papel é um dos produtos mais utilizados, e quando não tem mais serventia pode ser recilado e assim utilizado novamente. O papel reciclado tem praticamente as mesmas características do papel comum, o que muda é a cor que varia de acordo com cada papel usado na reciclagem. Como o papel é produzido através da celulose de alguns tipos de árvores, reciclando nós contribuímos para a preservação do meio ambiente, pois muitas árvores deixam de ser cortadas. Sem contar a renda que a reciclagem de papel gera para milhares de pessoas no Brasil.
Resolvi mostrar aqui pra vocês uma das muitas formas de se recilar o papel. Seja jornal, revista, folha de caderno, papel de presente. Passo a passo, de como fazer canudos de jornal, revista, ou papel comum que são a matéria-prima pra se criar objetos, brinquedos ou peças decorativas.
O que você vai precisar?
Uma folha de Jornal ou outro tipo de papel.
Um palito de churrasco pra ajudar a enrolar o papel.
Como fazer?
Corte uma folha de Jornal ao meio.
Pegue um palito de churrasco e vá enrolando o papel, que deve ficar bem junto do palito. Pra finalizar é só passar a cola na ponta.

Agora é só fazer vários canudinhos e construir o que você quiser. Peguei na internet algumas fotos com idéias muito legais de objetos feitos de papel... confere ai:


Então é isso..
Beijao galera! bom fim de semana!

3 comentários:

Beatriz Rosana 27 de outubro de 2009 às 20:57  

Amiga,cada dia vc aparece com novidades mais legais ainda! adoro as ftos tb...e sempre bom passar por aqui e ler um pouco.beijosvcarrasa

Interferências de Idéias 3 de novembro de 2009 às 00:05  

Caramba...
Me emocionei com esse post. meu avô fazia tudo isso com jornal e papel de revista!!!
Aqui em ksa tem várias peças ainda...

Bateu saudade!!!

Maria 27 de outubro de 2010 às 20:48  

na escola q eu estudo estamos fazendo um projeto como esse reciclando papel de jornais.
é muito legau,estou adorando fazer parte desse projeto.o q eu mais gostei foi o do coração.

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
'Numa moldura clara e simples sou aquilo que se vê'