Faça a SUA parte!!!

Você quer reciclar o lixo da sua casa e tem dúvidas de como fazer isso? Vou passar alguma dicas para vocês então... além de contar como eu reciclo o meu! xD

Dei uma pesquisada na internet e achei uma listinha de alguns dos materiais mais comuns que podem ser reciclados... olha só:
Plásticos, garrafas, embalangens de produtos de limpeza, potes de cremes, de shampoo, tubos e canos, brinquedos, sacos, sacolas e saquinhos de leite, isopor. Latinhas de cerveja e refrigerante, esquadrias e molduras de quadros. Molas e latas. Jornais, revistas, impressos em geral, papel de fax, embalagens longa-vida. Frascos, garrafas, vidro de conservas.
Bem primeiro vamos saber como preparar esse material:
Plásticos - Lave-os bem para que não fique restos de produto. Principalmente no caso de detergentes e shampoo, que podem dificultar o aproveitamento do material.
Vidros - Lave-os bem e retire as tampas.
Metais - Latinhas de refrigerante, cerveja e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento.
Papéis - Podem ser guardados diretamente em sacos plásticos.
As caizinhas de leite também devem ser limpas para evitar que a sujeira deixe mau cheiro e atraia animais como ratos e baratas.
Você não precisa separar os materiais por tipo. Apenas separe o seco do úmido!
Para montar um sistema de coleta seletiva na sua casa é bem simples. Compre sacos de lixo de quatro cores para distinguir onde você deve jogar os vários tipos de lixo (serve também caixas de papelão). Se preferir, escreva em cada saco o que deve ser colocado em cada um (lixo inôrganico, papel, vidro, metal). Separe os resíduos orgânicos dos inôrganicos. Se quiser aproveitar o lixo orgânico, você pode se informar sobre como preparar fetilizante natural com eles. Separe os vidros porque esse material pode ser fundido para produzir objetos de decoração ou nova embalagens. Coloque em um saco à parte os restos de papel e papelão secos, porque eles podem ser reciclados e transformados em novos produtos.

Bom e o que eu faço na minha casa é simples. Na minha cidade tem coleta seletiva, então aqui em casa nós separamos o lixo orgânico do inôrganico. Entregamos tudo que é reciclável para coleta seletiva que passa por aqui uma ou duas vezes por mês e eles levam para reciclagem. De vez em quando eu mesma reutilizo alguns materiais aqui, adoro artesanato e sempre me meto a criar coisas, desde pequena! O lixo orgânico às vezes a minha mãe aproveita cascas de ovos, de frutas e verduras para adubar as plantas, funciona mesmo!
A dica de hoje é essa! E viu como é simples? Você recicla? Me conta então como você faz!
Um poquinho de boa vontade e de consciência não fazem mal a ninguém! Se é você que produz o lixo, o minímo que você pode fazer é separá-lo! Faça pelo menos a SUA parte!

Beijao a todos!

LIXO URBANO ... O que fazer com ele?

Navegando na internet, achei por ai uma matéria super interessante... "Qual é o destino do lixo urbano e como diminuir seu impacto no ambiente".

http://intra.vila.com.br/sites_2002a/urbana/susana/sitedestino.htm
Leiam, é super interessante! Lá tem uma fórmula chamada de Fórmula do RE's. Vou compartilhá-la com vocês. Confere ai:
"Para ajudar a diminuir o lixo tem a fórmula do RE's que consiste numa apresentação sugestiva de como se pode atingir o objetivo de conscientização para a prática do reaproveitamento de materiais em busca da qualidade de vida e preservação do meo ambiente.
1- RE duzir a geração de lixo - Sempre que for possível reduzir o consumo de materias, energia e água, a fim de produzir o mínimo de resíduos e economizar energia.
2- RE utilizar os bens de consumo - Significa das vida mais longa aos objetos, aumentando sua durabilidade e reparabilidade ou dando-lhes nova personalidade ou uso.
3- RE cuperar os materiais - As usinas de compostagem são unidades recuperadoras de matéria orgânica. Os catadores recuperam as sucatas, antes delas virarem lixo.
4- RE ciclar - É devolver o material usado ao ciclo da produção, poupando todo o percurso dos insumos virgens, com enormes vantagens econômicos e ambientais.
5- RE pensar os hábitos de consumo e de descarte - Para a maior parte tais atos sao compulsivos e, muitas vezes, poluentes. É preciso também desmistificar a ação de jogar fora, porque, na maioria dos casos, o "fora" não existe.
A educação ambiental e básica para que os eforços em prol dos 5 RE's sejam vistos com seriedade pela população."

Bem gente... O lixo urbano é um problema não só ambiental mas econômico também. O simples ato de jogar papel na rua acarreta na produção de milhões de quilos de lixo, gastos para a remoção já que o governo terá que contratar milhares de garis, e ainda por cima risco a nossa saúde. E apesar de hoje em dia existirem inúmeras tecnologias para processar o lixo, a melhor saída, com toda certeza, é mudarmos o nosso comportamento. Produzindo menos lixo, reciclando, tendo boas idéias para substituir o uso de alguns produtos (como sacolas plásticas por exemplo)... Acredito que seguindo a Fórmula do RE's a gente consegue revertar o quadro em que se encontra hoje o nosso meio ambiente!
Faça alguma coisa! MECHA-SE!!!

E a dica de hoje é a seguinte... achei no YouTube um video super bacana mostrando o passo a passo de como fazer um puff de garrafa pet! É liiiiiindo!


Beijao a todos e bom fim de semana! xD

Quem sou eu

Minha foto
'Numa moldura clara e simples sou aquilo que se vê'