Faça a SUA parte!!!

Você quer reciclar o lixo da sua casa e tem dúvidas de como fazer isso? Vou passar alguma dicas para vocês então... além de contar como eu reciclo o meu! xD

Dei uma pesquisada na internet e achei uma listinha de alguns dos materiais mais comuns que podem ser reciclados... olha só:
Plásticos, garrafas, embalangens de produtos de limpeza, potes de cremes, de shampoo, tubos e canos, brinquedos, sacos, sacolas e saquinhos de leite, isopor. Latinhas de cerveja e refrigerante, esquadrias e molduras de quadros. Molas e latas. Jornais, revistas, impressos em geral, papel de fax, embalagens longa-vida. Frascos, garrafas, vidro de conservas.
Bem primeiro vamos saber como preparar esse material:
Plásticos - Lave-os bem para que não fique restos de produto. Principalmente no caso de detergentes e shampoo, que podem dificultar o aproveitamento do material.
Vidros - Lave-os bem e retire as tampas.
Metais - Latinhas de refrigerante, cerveja e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento.
Papéis - Podem ser guardados diretamente em sacos plásticos.
As caizinhas de leite também devem ser limpas para evitar que a sujeira deixe mau cheiro e atraia animais como ratos e baratas.
Você não precisa separar os materiais por tipo. Apenas separe o seco do úmido!
Para montar um sistema de coleta seletiva na sua casa é bem simples. Compre sacos de lixo de quatro cores para distinguir onde você deve jogar os vários tipos de lixo (serve também caixas de papelão). Se preferir, escreva em cada saco o que deve ser colocado em cada um (lixo inôrganico, papel, vidro, metal). Separe os resíduos orgânicos dos inôrganicos. Se quiser aproveitar o lixo orgânico, você pode se informar sobre como preparar fetilizante natural com eles. Separe os vidros porque esse material pode ser fundido para produzir objetos de decoração ou nova embalagens. Coloque em um saco à parte os restos de papel e papelão secos, porque eles podem ser reciclados e transformados em novos produtos.

Bom e o que eu faço na minha casa é simples. Na minha cidade tem coleta seletiva, então aqui em casa nós separamos o lixo orgânico do inôrganico. Entregamos tudo que é reciclável para coleta seletiva que passa por aqui uma ou duas vezes por mês e eles levam para reciclagem. De vez em quando eu mesma reutilizo alguns materiais aqui, adoro artesanato e sempre me meto a criar coisas, desde pequena! O lixo orgânico às vezes a minha mãe aproveita cascas de ovos, de frutas e verduras para adubar as plantas, funciona mesmo!
A dica de hoje é essa! E viu como é simples? Você recicla? Me conta então como você faz!
Um poquinho de boa vontade e de consciência não fazem mal a ninguém! Se é você que produz o lixo, o minímo que você pode fazer é separá-lo! Faça pelo menos a SUA parte!

Beijao a todos!

LIXO URBANO ... O que fazer com ele?

Navegando na internet, achei por ai uma matéria super interessante... "Qual é o destino do lixo urbano e como diminuir seu impacto no ambiente".

http://intra.vila.com.br/sites_2002a/urbana/susana/sitedestino.htm
Leiam, é super interessante! Lá tem uma fórmula chamada de Fórmula do RE's. Vou compartilhá-la com vocês. Confere ai:
"Para ajudar a diminuir o lixo tem a fórmula do RE's que consiste numa apresentação sugestiva de como se pode atingir o objetivo de conscientização para a prática do reaproveitamento de materiais em busca da qualidade de vida e preservação do meo ambiente.
1- RE duzir a geração de lixo - Sempre que for possível reduzir o consumo de materias, energia e água, a fim de produzir o mínimo de resíduos e economizar energia.
2- RE utilizar os bens de consumo - Significa das vida mais longa aos objetos, aumentando sua durabilidade e reparabilidade ou dando-lhes nova personalidade ou uso.
3- RE cuperar os materiais - As usinas de compostagem são unidades recuperadoras de matéria orgânica. Os catadores recuperam as sucatas, antes delas virarem lixo.
4- RE ciclar - É devolver o material usado ao ciclo da produção, poupando todo o percurso dos insumos virgens, com enormes vantagens econômicos e ambientais.
5- RE pensar os hábitos de consumo e de descarte - Para a maior parte tais atos sao compulsivos e, muitas vezes, poluentes. É preciso também desmistificar a ação de jogar fora, porque, na maioria dos casos, o "fora" não existe.
A educação ambiental e básica para que os eforços em prol dos 5 RE's sejam vistos com seriedade pela população."

Bem gente... O lixo urbano é um problema não só ambiental mas econômico também. O simples ato de jogar papel na rua acarreta na produção de milhões de quilos de lixo, gastos para a remoção já que o governo terá que contratar milhares de garis, e ainda por cima risco a nossa saúde. E apesar de hoje em dia existirem inúmeras tecnologias para processar o lixo, a melhor saída, com toda certeza, é mudarmos o nosso comportamento. Produzindo menos lixo, reciclando, tendo boas idéias para substituir o uso de alguns produtos (como sacolas plásticas por exemplo)... Acredito que seguindo a Fórmula do RE's a gente consegue revertar o quadro em que se encontra hoje o nosso meio ambiente!
Faça alguma coisa! MECHA-SE!!!

E a dica de hoje é a seguinte... achei no YouTube um video super bacana mostrando o passo a passo de como fazer um puff de garrafa pet! É liiiiiindo!


Beijao a todos e bom fim de semana! xD

SACO É UM SACO!!!



Bom gente em junho desse ano, o Ministério do Meio ambiente lançou uma campanha para o consumo consciente das sacolas plásticas. "Saco é um saco: Pra cidade, pro planeta, pro futuro e pra você".
Não é novidade pra ninguém que o uso excessivo das sacolas de supermecados são um grande problema pro meio ambiente. O dilema é que depois de usado, esse material não tem o destino certo. Muitas pessoas usam para acondicionar o lixo, ou então jogam em via pública mesmo e nem se importam que no mundo inteiro são distribuídas entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas por ano, que esse material demora cerca de 400 anos pra se decompor, e que não dando o denstino certo a elas o resultado é o acúmulo de lixo que vai pra bueiros, para rios, praias, e que o governo gasta uma grana altissíma pra acabar com toda essa bagunça que só piora a qualidade de vida da gente mesmo!
Esses são um dos aspectos que a campanha abrange para falar que, enquanto menos de 10 % dos municípios brasileiros contam com sistemas de coleta seletiva, ainda não é possível falar em abolir as sacolas plásticas. A iniciativa situa o problema para o consumo consciente e vai investir em parcerias com estabelecimentos e material de divulgação.

Hoje vou mostrar pra vocês então uma ótima maneira de se reaproveitar essas sacolas. Um vídeo mostrando passo a passo como fazer Crochê de sacola plástica. Não sei você, mas eu particularmente nem sonhava que dava pra se fazer crochê com saco plástico.
Mas vamos lá...


Dá pra fazer várias coisas legais com esse fio de saco, bolsas, tapetes, pano para cobrir mesa...
Enfim.. abuse da sua criatividade e reaproveite as sacolas que você tem ai na sua casa!

Beijao a todos!
Bom fim de semana e bom feriadão xD !!!

Pesquisadores fabricam papel com açai e couro de peixe.

Materiais inusitados têm sido usados pelos pesquisadores do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazôna) para fabricar papel. Pelos de caroço de açaí e pó de couro de peixe, que geralmente são descartados por indústrias da região, substituem a madeira no laboratório de celulose do centro de pesquisas.
O resultado é um papel especial, mais emborrachado, que pode até ser impermeável, dependendo dos produtos químicos utilizados no tratamento. “Ele serve para impressão, embalagens. Artesãos têm se interessado em usá-lo para fazer embalagens, e arquitetos, para decoração interna.”
Leia na íntegra: http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1334053-16052,00.html

O papel é um dos produtos mais utilizados, e quando não tem mais serventia pode ser recilado e assim utilizado novamente. O papel reciclado tem praticamente as mesmas características do papel comum, o que muda é a cor que varia de acordo com cada papel usado na reciclagem. Como o papel é produzido através da celulose de alguns tipos de árvores, reciclando nós contribuímos para a preservação do meio ambiente, pois muitas árvores deixam de ser cortadas. Sem contar a renda que a reciclagem de papel gera para milhares de pessoas no Brasil.
Resolvi mostrar aqui pra vocês uma das muitas formas de se recilar o papel. Seja jornal, revista, folha de caderno, papel de presente. Passo a passo, de como fazer canudos de jornal, revista, ou papel comum que são a matéria-prima pra se criar objetos, brinquedos ou peças decorativas.
O que você vai precisar?
Uma folha de Jornal ou outro tipo de papel.
Um palito de churrasco pra ajudar a enrolar o papel.
Como fazer?
Corte uma folha de Jornal ao meio.
Pegue um palito de churrasco e vá enrolando o papel, que deve ficar bem junto do palito. Pra finalizar é só passar a cola na ponta.

Agora é só fazer vários canudinhos e construir o que você quiser. Peguei na internet algumas fotos com idéias muito legais de objetos feitos de papel... confere ai:


Então é isso..
Beijao galera! bom fim de semana!

O Brasil produz 240.000 toneladas de lixo por dia!

A quantidade de lixo produzido diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 kg. Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores. Só o Brasil produz 240.000 toneladas de lixo por dia. O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma população. Além disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas, etc.
Por quê? Porque reciclar é 15 vezes mais caro do que jogar o lixo em aterros.
Nos países desenvolvidos como a França e Alemanha, a iniciativa privada é encarregada do lixo. Fabricantes de embalagens são considerados responsáveis pelo destino do lixo e o consumidor também tem que fazer sua parte. Por exemplo, quando uma pessoa vai comprar uma pilha nova, é preciso entregar a usada.
Separando todo o lixo produzido em residências, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Além disso, estaremos poupando a meio ambiente e contribuindo para o nosso bem estar no futuro, ou você quer ter sua água racionada, seus filhos com sede, com problemas respiratórios.

Leia a matéria na íntegra: http://www.compam.com.br/porquereciclar.htm

5 kg? Nossa!
Então copinhos de café, sacolas plásticas, restos de alimentos é só uma minúscula parcela do rastro podre que deixamos pra trás todo santo dia???
Acredito que a melhor forma de resolver esse problema seria a coleta seletiva. É muito importante que nós tenhamos a consciência de separar o próprio lixo, entregar pra reciclagem, ou quem sabe pensar em outras maneiras de produzir menos lixo, ou ainda dar outra serventia a ele! Até porque a maior parte do que nós jogamos fora não é sujo, fica sujo depois que misturamos, então separando o que podemos reciclar, a quantidade de lixo de verdade seria muito menor!
Tenho outra idéia... Que tal utilizarmos produtos de vida longa?
Por exemplo no trabalho da minha mãe cada um tem seu copo de alúminio com o nome escrito! O disperdício de copos descartáveis é zero!
As sacolas de supermecados podem ser substituídas por sacolas de pano que são reutilizáveis. Alguns supermecados (até aqui em Natal/RN mesmo... eu já vi) já tem essas sacolas pra vender. Tem mais uma infinidade de substituições que podemos fazer, mas citarei em outras postagens ta?!
Só que pensando nessas substituições, pensei também que podemos dar outras funções a algumas tralhas que temos em casa! Disquetes por exemplo. São muito antigos, com a era do CD e agora do pen drive é difícil achar alguém que ainda utilize, mas acredite... ainda tem sim! Aqui em casa tem um montão! Procurando na net vi um trabalho super legal de reciclagem com esse material.

O que você vai precisar?
5 disquetes, quatro para os lados e 1 para o fundo.
Durex trasnparente ou fita isolante, ou ainda cola quente se preferir!
Como fazer?
É só unir a lateral dos disquetes por dentro. Os disquetes pretos com fita isolante e os coloridos com durex transparente! E depois pregar a parte de baixo da mesma forma.

Simples, rápido e muito bacana! Confiram as fotos:


Espero que tenham gostado da dica de hoje!
Beijao a todos!

Reaproveite!

Oi gente???
Tava lendo outro dia sobre o tempo que alguns materiais levam pra se decompor no meio ambiente e resolvi passar pra vocês uma listinha básica que eu vi...

Um pedaço de papel demora de 3 a 6 meses pra se decompor.
Um filtro de cigarro se decompõe em 5 anos.
Um simples chiclete passa cerca de 5 anos (ouvi dizer que se deve jogar o chiclete no asfalto, ele se decompõe muito mais rápido, por causa da temperatura que é muito alta, além do próprio atrito dos pneus dos carros que ajudam na decomposição)
Um pedaço de madeira pintada 13 anos!
O Náilon 30 anos.
O plástico demora 100 anos pra se decompor (uma sacola que você pega no supermecado passa cerca de 450 pra desaparecer do planeta! acredita?)
A garrafa de vidro 1 MILHÃO DE ANOS pra se decompor.

Isso é muito sério...
Se você não recicla seu lixo, pelo menos separe e entregue pra reciclagem! Pois depois de séculos e séculos que você não estiver mais aqui nesse mundinho, o seu lixo ainda estará... Atrapalhando a vida de todo mundo!
Foi por isso que resolvi colocar aqui algumas dicas legais que encontrei pela internet de como aproveitar alguns materiais como por exemplo potes de vidro, garrafas pet, que estejam sobrando na nossa casa:


Potes de conservas, de maionese, de ervilha, garrafas de refrigerante de vidro podem se tornar vasos de flores lindos pra enfeitar a mesa de casa! E você ainda tem a opção de pintá-los da jeito que você quiser!


Dá uma olhada nessa gambiarra de fundo de garrafas pet que eu vi... não sei você, mas eu achei muito lindo! E ainda pode usar as tampinhas... olha só:


São fotos colodas nas tampinhas das garrafas, e se vc colocar um imã atrás servem pra colocar na geladeira!!! Simples porém muito bonitinho!

Essa é a minha dica de hoje... achei na net e adorei!
Espero que tenham gostado! Beijao pra todos!

"Somos o que fazemos mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos".
Eduardo Galeano

Primeiro post... xD


Oi gente?
Primeira postagem a gente não sabe ao certo o que escrever. Mas se eu criei esse blog eu deveria saber né? Pois é.. Mas eu nao sei (kkkkk). Não to habituada com esse mundo blogueiro! É uma área desconhecida pra mim! Que vergonha! xD. Bom, mas qual seria o propósito em se fazer um Blog? Deve ser de passar informação de qualidade, divertir, conhecer pessoas e se tornar conhecido através do Blog. Então vamos lá...
O Blog RECICLE LIXO CRIE ARTE digamos que nasceu de um trabalho acadêmico, e o meu intuito aqui é concientizar as pessoas da importância da preservação do meio ambiente... Como?
Simples... mostrando diversas maneiras de reaproveitar o lixo que vc produz. Isso mesmo... LIXO!
O que vc chama de lixo pode ser muito útil sabia?
Idéias muito bacanas de artesanato, objetos de decoração, utensílios para casa e mais uma variedade de coisas!! Além de explorar tudo que estiver acontecendo no momento, com relação ao meio ambiente!
É isso, desculpem se o primeiro post não foi tão legal assim, mas espero que vcs tenham gostado da idéia e passem por aqui de vez em quando nem que seja pra dar um oi! ;)

Vou indo.. Um bjo especial pra minha irmã que me ajudou
no nome do blog e no Layout! Valeu Pri! Te amo!
Beijao pra todos!

P.s.: Pra quem não sabia o que escrever hein? kkkk
Mas publicitário é assim mesmo... tagarela!!! xD

Quem sou eu

Minha foto
'Numa moldura clara e simples sou aquilo que se vê'