LIXO URBANO ... O que fazer com ele?

Navegando na internet, achei por ai uma matéria super interessante... "Qual é o destino do lixo urbano e como diminuir seu impacto no ambiente".

http://intra.vila.com.br/sites_2002a/urbana/susana/sitedestino.htm
Leiam, é super interessante! Lá tem uma fórmula chamada de Fórmula do RE's. Vou compartilhá-la com vocês. Confere ai:
"Para ajudar a diminuir o lixo tem a fórmula do RE's que consiste numa apresentação sugestiva de como se pode atingir o objetivo de conscientização para a prática do reaproveitamento de materiais em busca da qualidade de vida e preservação do meo ambiente.
1- RE duzir a geração de lixo - Sempre que for possível reduzir o consumo de materias, energia e água, a fim de produzir o mínimo de resíduos e economizar energia.
2- RE utilizar os bens de consumo - Significa das vida mais longa aos objetos, aumentando sua durabilidade e reparabilidade ou dando-lhes nova personalidade ou uso.
3- RE cuperar os materiais - As usinas de compostagem são unidades recuperadoras de matéria orgânica. Os catadores recuperam as sucatas, antes delas virarem lixo.
4- RE ciclar - É devolver o material usado ao ciclo da produção, poupando todo o percurso dos insumos virgens, com enormes vantagens econômicos e ambientais.
5- RE pensar os hábitos de consumo e de descarte - Para a maior parte tais atos sao compulsivos e, muitas vezes, poluentes. É preciso também desmistificar a ação de jogar fora, porque, na maioria dos casos, o "fora" não existe.
A educação ambiental e básica para que os eforços em prol dos 5 RE's sejam vistos com seriedade pela população."

Bem gente... O lixo urbano é um problema não só ambiental mas econômico também. O simples ato de jogar papel na rua acarreta na produção de milhões de quilos de lixo, gastos para a remoção já que o governo terá que contratar milhares de garis, e ainda por cima risco a nossa saúde. E apesar de hoje em dia existirem inúmeras tecnologias para processar o lixo, a melhor saída, com toda certeza, é mudarmos o nosso comportamento. Produzindo menos lixo, reciclando, tendo boas idéias para substituir o uso de alguns produtos (como sacolas plásticas por exemplo)... Acredito que seguindo a Fórmula do RE's a gente consegue revertar o quadro em que se encontra hoje o nosso meio ambiente!
Faça alguma coisa! MECHA-SE!!!

E a dica de hoje é a seguinte... achei no YouTube um video super bacana mostrando o passo a passo de como fazer um puff de garrafa pet! É liiiiiindo!


Beijao a todos e bom fim de semana! xD

6 comentários:

Vitor Bruno 8 de novembro de 2009 08:04  

Concerteza!! Precisamos pensar melhor, sobre o meio ambiente, mas não basta apenas pensar, é necessário agir. Por isso eu venho por meio de um hobby, associado à minha profissão, tentar amenizar a situação. Estou desenvolvendo Luminárias e Abajures, Utilizando Materiais reaproveitados, e em algumas luminárias estou usando LEDS, pois os LEDS duram muito mais e não agride o meio ambiente, como as lâmpadas.. Para Saber mais sobre os projetos e conhecer alguns deles, siga o Blog ArteAlternativa, o endereço é: http://luminariaseabajures.blogspot.com/ . Um abraço , e Parabéns Pelo Blog!!

Alberto Oliveira 13 de novembro de 2009 19:41  

Ótima matéria, precisamos cada vez mais cuidar da nossa cidade, tá mto bom o blog polly, parabéns! :D

Lorenna Rocha 13 de novembro de 2009 20:55  

Amiga ótima postagem, muito interessante!

Seu blog ta mara! ;*

Virgulino Xlll - Missão Brasil Coletivo 16 de dezembro de 2009 03:02  

Oi Poliana, tudo bem, olha adorei seu comentário sobre a questão do lixo em um outro blog e vim aqui pra falar no seu, na verdade, fiquei ainda mais contende com seu blog, parabéns! Somos do reciclo de cinema um projeto do governo federal em conjunto com a tetrapak que leva conscientização ambiental nas escolas, achei seu blog fantastico, ainda mais completo de informaçãoes, acredito que a mudança tem que ser feita todos os dias, e fomentada em todos os possivéis lugares, parabéns de verdade, seremos parceiros no que for necessario, grande abraço

Anônimo 28 de julho de 2010 17:44  

No orkut temos uma comunidade chamada: PROMISSAVE. Faça parte para que possamos tracarmos informações sobre essa iniciativa.
Sd.
Erivaldo
www.promissave.org.br

Anônimo 27 de setembro de 2010 13:47  

muito legal

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
'Numa moldura clara e simples sou aquilo que se vê'