O Brasil produz 240.000 toneladas de lixo por dia!

A quantidade de lixo produzido diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 kg. Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores. Só o Brasil produz 240.000 toneladas de lixo por dia. O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma população. Além disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas, etc.
Por quê? Porque reciclar é 15 vezes mais caro do que jogar o lixo em aterros.
Nos países desenvolvidos como a França e Alemanha, a iniciativa privada é encarregada do lixo. Fabricantes de embalagens são considerados responsáveis pelo destino do lixo e o consumidor também tem que fazer sua parte. Por exemplo, quando uma pessoa vai comprar uma pilha nova, é preciso entregar a usada.
Separando todo o lixo produzido em residências, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Além disso, estaremos poupando a meio ambiente e contribuindo para o nosso bem estar no futuro, ou você quer ter sua água racionada, seus filhos com sede, com problemas respiratórios.

Leia a matéria na íntegra: http://www.compam.com.br/porquereciclar.htm

5 kg? Nossa!
Então copinhos de café, sacolas plásticas, restos de alimentos é só uma minúscula parcela do rastro podre que deixamos pra trás todo santo dia???
Acredito que a melhor forma de resolver esse problema seria a coleta seletiva. É muito importante que nós tenhamos a consciência de separar o próprio lixo, entregar pra reciclagem, ou quem sabe pensar em outras maneiras de produzir menos lixo, ou ainda dar outra serventia a ele! Até porque a maior parte do que nós jogamos fora não é sujo, fica sujo depois que misturamos, então separando o que podemos reciclar, a quantidade de lixo de verdade seria muito menor!
Tenho outra idéia... Que tal utilizarmos produtos de vida longa?
Por exemplo no trabalho da minha mãe cada um tem seu copo de alúminio com o nome escrito! O disperdício de copos descartáveis é zero!
As sacolas de supermecados podem ser substituídas por sacolas de pano que são reutilizáveis. Alguns supermecados (até aqui em Natal/RN mesmo... eu já vi) já tem essas sacolas pra vender. Tem mais uma infinidade de substituições que podemos fazer, mas citarei em outras postagens ta?!
Só que pensando nessas substituições, pensei também que podemos dar outras funções a algumas tralhas que temos em casa! Disquetes por exemplo. São muito antigos, com a era do CD e agora do pen drive é difícil achar alguém que ainda utilize, mas acredite... ainda tem sim! Aqui em casa tem um montão! Procurando na net vi um trabalho super legal de reciclagem com esse material.

O que você vai precisar?
5 disquetes, quatro para os lados e 1 para o fundo.
Durex trasnparente ou fita isolante, ou ainda cola quente se preferir!
Como fazer?
É só unir a lateral dos disquetes por dentro. Os disquetes pretos com fita isolante e os coloridos com durex transparente! E depois pregar a parte de baixo da mesma forma.

Simples, rápido e muito bacana! Confiram as fotos:


Espero que tenham gostado da dica de hoje!
Beijao a todos!

3 comentários:

Beatriz Rosana 22 de outubro de 2009 às 12:54  

Amigaaa :D que ruma de lixo é essa?rs Oo 5 kg? aff gostei da cxinha de disquete.. queria uma rosa assim rs bjs

Anônimo 6 de março de 2011 às 13:15  

adrei

Anônimo 9 de junho de 2011 às 15:25  

isso não serve para o meu trabalho de matemática

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
'Numa moldura clara e simples sou aquilo que se vê'